O curso de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto tem como objetivo formar biomédicos para atuação na área acadêmica e aplicada da Saúde e de Biotecnologia em Saúde. O curso está dividido em duas etapas e mescla diferentes disciplinas e métodos para desenvolver o pensamento científico e biotecnológico desde o processo da produção de conhecimento até sua aplicação.​

Núcleo Geral: nesta primeira etapa, composta por 5 semestres, o curso tem 3 eixos: Ciências Biológicas, Ciências Exatas aplicadas à compreensão dos fenômenos biológicos, e Ciências Humanas que incluem temas diversos, entre eles a Ética no exercício profissional.

Ênfases: o estudante opta pela ênfase em Ciências Básicas da Saúde ou em Biotecnologia. Ao longo de 3 semestres desenvolverá um projeto de pesquisa acadêmica ou desenvolvimento em biotecnologia que comporá seu trabalho de conclusão do curso. Esse trabalho pode ser desenvolvido na própria faculdade ou outras instituições acadêmicas do país ou do exterior, em órgãos governamentais, empresas públicas ou privadas. O estudante pode optar por fazer as duas ênfases (a ser cumprido em 6 semestres).

Atuação Profissional:

  • Pesquisa científica em Ciências e Biotecnologia da saúde;

  • Ensino superior;

  • Desenvolvimento e inovação em Biotecnologia. Sua formação poderá ser aprimorada em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Os biomédicos poderão atuar em instituições de ensino e pesquisa, em agências e órgãos governamentais, em centros médicos e hospitalares, em empresas de Biotecnologia, de procedimentos industriais e de serviços relacionados à área da Saúde.

Duração: 4 anos

Período Integral

Vagas: 25 (20 pela Fuvest, 5 pelo Enem)